A União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social da Guarda é uma união de base local, criada em Assembleia Distrital das Instituições do distrito da Guarda associadas da UDIPSS- CNIS (Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade), de âmbito distrital, prossegue fins não lucrativos e durará por tempo indeterminado no desenvolvimento das suas actividades, é regida por princípios da democraticidade, representatividade e descentralização.

A UDIPSS Guarda procurará marcar a assídua ou delegando competências, promovendo a sua participação sempre que possível nas diferentes redes sociais concelhias do distrito.

Procurará incentivar a criação da figura de representantes das instituições para acompanhamento nas reuniões das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens a nível local e concelhio.

Incentivará a presença das IPSS, nos Conselhos Municipais de Educação, Conselhos Municipais de Segurança e Mobilidade, como forma de promover acções e descentralizar formas de atuar.

A UDIPSS-Guarda tem como finalidade a representação o apoio e preservação de identidade das instituições particulares de solidariedade social (designada também por IPSS) do distrito da Guarda, na área da acção social, junto dos mais carenciados, promovendo a solidariedade social e o voluntariado.

 

Missão

A UDIPSS Guarda é a expressão organizada da cooperação entre as IPSS sediadas

no distrito da Guarda, visando proteger o quadro de valores éticos, sociais e morais que lhes é comum. Para tal, dota-as de modelos capazes de sustentarem o seu desenvolvimento e a sua progressiva qualificação, através do apoio técnico, administrativo, contabilístico, jurídico, de formação e de promoção e defesa dos seus interesses e da população que beneficiam.

Visão

A UDIPSS Guarda visa promover o reforço do terceiro setor, consecutivamente do Setor Social Solidário em Portugal, de forma sustentada, articulando uma rede de parceiros capazes de qualificar a intervenção social no Distrito.

Valores

De acordo com a sua orientação operacional, a UDIPSS Guarda tem os seguintes princípios orientadores:

  1. a) Funcionamento em parceria;
  2. b) Formação e informação regulares;
  3. c) Capacitação, valorização, cooperação, inovação, subsidiariedade, solidariedade, proximidade, igualdade de oportunidades, democraticidade, representatividade e descentralização.

 

Objetivos

Os principais objectivos da UDIPSS Guarda são:

  1. Preservar a identidade da IPSS´S, particularmente no que concerne à sua preferencial acção junto das pessoas, famílias e grupos socialmente mais carenciados, formatando o exercício dos seus direitos de cidadania;
  2. Acautelar a respectiva autonomia, designadamente ao nível da livre escolha da organização interna e áreas de acção, bem como da sua liberdade de atuação;
  3. Desenvolver e alargar a base de apoio da solidariedade, sobretudo no que respeita á sensibilização para o voluntariado e à mobilização para a causa da acção social;
  4. Representar as IPSS´S do distrito da Guarda, promover e assumir a defesa dos respectivos interesses;
  5. Contribuir para o reforço do papel de intervenção das instituições junto das comunidades, bem como de quaisquer entidades públicas ou privadas.